quinta-feira, 12 de junho de 2008


andava eu a passear pelo blogue duma colega de curso, quando dou de caras com a notícia:

"Foi no dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, que o Presidente da República atribuiu ao Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa a Medalha da Ordem de Mérito por ser a mais antiga Instituição a formar Assistentes Sociais em Portugal."

os meus olhos devem ter brilhado.

no primeiro ano, detestei o curso (por ser tão geral, só pensava mas onde anda o Serviço Social!?) e senti imensa dificuldade em inserir-me na escola e com as colegas. a partir do segundo ano começei a gostar mais do curso, ao tornar-se mais específico.

Os professores, uns que os tenho como referências, são vultos do Serviço Social, ensinaram-me muito, despertaram em nós a vontade de sermos bons Assistentes Sociais, com consciência e também com coração.

e o estágio, tenho também que referir isso. tive a graça de ir para uma Instituição e ter a oportunidade de ser uma Assistente Social estagiária com tudo a que tenho direito (acompanhamento social, trabalhar em parceria com outros serviços, trabalho real e concreto!!). sem dúvida aprendi muito, tornando-me certamente numa profissional melhor.

ao olhar para o meu percurso académico e onde o fiz, não me sinto defraudada. e tenho saudades do largo do mitelo. não me esqueço que no primeiro dia que fomos à Instituição onde iríamos estagiar, perguntaram-nos: "vocês são do mitelo, não são?" Então percebi que o Mitelo tinha mérito e reconhecimento pelos outros que percebiam da área.

o ISSSL foi uma escola!*

Sem comentários: